Um tuga em Wroclaw

Apenas para apresentações dos novos utilizadores do fórum! (Se não é novo utilizador, ainda vai a tempo)

Um tuga em Wroclaw

Postby galfarragem » 01 Feb 2010, 12:42

Bons dias todos,

Sou mais um tuga que veio parar à Polónia.
Só agora descobri este forum e aqui estou para dar a minha contribuição.

Já tenho algum tempo disto, 1 ano e meio mas estou no meu terceiro inverno.. (para o bem e a para o mal :), e se por um lado já perdi o medo do frio, por outro a neve para mim também já não é uma coisa nova), não falo grande coisa de polaco mas desenrasco-me (como bom português.. :) ), nunca fiz nenhum curso, não é indispensável onde tenho trabalhado.. , mas prontos eu sei que não é desculpa, tenho sido preguiçoso. ;)

A minha ligação à Polónia começou em 2005 qd fiz um interail aqui pelo leste. Depois no final de 2007 fiz um tipo de estágio de 4 meses em Cracóvia (sou Arquitecto) onde conheci uma polaca (sempre a mesma história.. :) ) , entretanto tive em Portugal e em Setembro de 2008 vim para Wroclaw e cá estou. Tenho estado sempre a trabalhar num atelier que faz maioritariamente centros comerciais para a Rússia, mas desde o inicio do ano que não trabalho (talvez por isso tenha descoberto este forum :) ). Provavelmente é uma situação temporária pois com a crise este atelier separou-se em dois e está em reorganização. Mas já passou quase um mês e estou farto de estar sem fazer nada..

Pelo que conheço a comunidade portuguesa em Wroclaw é bastante pequena (e à primeira vista no forum também não há qs ninguém em Wroclaw). Conheço um tuga músico aqui e conhecia outros 2 que trabalhavam na HP e que entretanto regressaram. Sei que há malta erasmus aqui mas nunca os conheci.

Se esta informação vos servir para alguma coisa, sou do Barreiro (Lisboa) e sou Benfiquista. lol

Contem coisas.
Abraço

Énio Ferreira
Last edited by galfarragem on 01 Feb 2010, 16:19, edited 2 times in total.
galfarragem
Turista habitual

Re: Um tuga em Wroclaw

Postby Portulaco » 01 Feb 2010, 14:20

Bem-vindo! Tenho família no Barreiro mas não são benfiquistas... :D
Portulaco
Orzeł Biały

Postby duarteperalta » 01 Feb 2010, 16:39

Pelo que conheço a comunidade portuguesa em Wroclaw é bastante pequena (e à primeira vista no forum também não há qs ninguém em Wroclaw). Conheço um tuga músico aqui e conhecia outros 2 que trabalhavam na HP e que entretanto regressaram. Sei que há malta erasmus aqui mas nunca os conheci.

Conheces "um" Tuga musico ? :) Quando eu ai vivia haviam dois e tocavam juntos :) Sera que ha um terceiro?

Pois, malta de Erasmus por ai nao falta, a FCT da UNL (campus na Caparica) tem acordo com a Politechnika Wroclawska e o pessoal que vem para a Polonia de la costuma ir parar a Wroclaw. Se calhar tens de andar mais na rua "a caça". Eu quando ai estive no principio nao conhecia ninguem e depois conheci toda a gente numa questão de poucas semanas, tudo enquanto passeava pelo Rynek :)

Passeia um bocado, tenta apanhar grupos a falar português (provavelmente Erasmus, o pessoal que mora ja no sitio nao anda em bandos) ... e mete conversa ... mesmo que nao seja para manter grandes contactos que durem muito mais tempo, os grupos de estudantes Erasmus sao um optimo meio de aumentar a rede de contactos o suficiente para apanhar qualquer Tuga que esteja nas redondezas ;)

Cumps
duarteperalta
Turista curioso

Postby galfarragem » 01 Feb 2010, 17:10

Este tuga músico chama-se Bruno e é de Alcobaça.

Pois eu quando estive em Cracóvia também conheci bastantes erasmus tugas, mas a partir do momento em que trabalhas o tempo disponível é outro, ainda por cima trabalho só com polacos, o que te leva a estar fora do circuito de saídas á noite dos estrangeiros.
O facto de estar "casado" também não ajuda.. ;) mas tenho de ver se faço por aí alguma pesquisa :)
Last edited by galfarragem on 01 Feb 2010, 17:15, edited 1 time in total.
galfarragem
Turista habitual

Postby ferrazws » 01 Feb 2010, 17:12

Portulaco wrote:Bem-vindo! Tenho família no Barreiro mas não são benfiquistas... :D

Ninguem e' perfeito... : )))
ferrazws
Turista curioso

Postby duarteperalta » 01 Feb 2010, 21:44

Este tuga músico chama-se Bruno e é de Alcobaça.

Entao conheces o Bruno e nao conheces o Joao ? :) Que eu saiba eles agora tem um projecto juntos com mais uns polacos a mistura, os "Panqual" (procura no myspace para encontrares o link concreto, nao me lembro agora de qual e)

Quanto a encontrar tugas e estar no "circuito dos estrangeiros", eu sempre tive a impressao que em Wroclaw a separacao estrangeiro/locais nao e tao acentuada como em outros sitios (como em Lisboa, por exemplo, que vais ao Bairro a esquina do Mescal e nao houves ninguem a falar portugues).

Eu estava mesmo a falar de num dia de tempo mais ameno ir com a "esposa" dar um passeio para o centro (varias voltas ao Rynek, por exemplo) e andar "a coca" de Tugas. Foi assim que eu conheci a maioria :)
Mas visto que conheces o Bruno, diz-lhe que vais da parte do Duarte e pede-lhe para te apresentar a mais pessoal portugues (ou falantes de portugues) :) Acho que ou a namorada dele, a Alina, ou alguem do circulo de amigos deles de certeza que conhece mais portugueses que estejam por ai :)

Boas "tuguices" em terras vratislavianas
Duarte
duarteperalta
Turista curioso

Postby MadGatsu » 01 Feb 2010, 22:22

Bem-vindo rapaz, participa e acima de tudo diverte-te por cá! ;)
"Games don't make people violent, lag does!!!!"

- by Me! :D
MadGatsu
Orzeł Biały

Postby fmonteiro » 03 Feb 2010, 10:37

malta tuga em Erasmus é o que não falta por ai :)

normalmente costumam estar no Grawitacja (ás 2ª feiras) e no No Name (ás 4ª feiras) que são festas de Erasmus em Wroclaw, pelo menos quando estive ai em 2009 esses locais estavam sempre cheios de Portugueses :) alguns que conheci ainda continuam por lá e a frequentar essas festas... grande parte do pessoal que vai em Erasmus tem os acordos com as universidades e ficam espalhados pelos vários Dormitórios (Campus) das suas respectivas universidades... não sei se tens Facebook mas muitas das pessoas que se encontram lá costumam tar no Grupo Erasmus Wroclaw 2009/2010.

bem já não sei o que escrevi (isto de vir praqui de matina) por isso se precisares de alguma info ou qq cena apita :D
fmonteiro
Turista habitual

Postby galfarragem » 04 Feb 2010, 11:39

obrigado fmonteiro, a ver se descubro aqui uns tugas pra irmos pra borga.
E tu qd vens morar pra Polonia? ;)
galfarragem
Turista habitual

Postby fmonteiro » 04 Feb 2010, 13:53

espero estar aí em setembro :)
fmonteiro
Turista habitual

Return to Apresentações (Prezentacje)