Varsovia vs Grandes cidades portuguesas

Tópicos exclusivos para os habitantes em Varsóvia

Re: Varsovia vs Grandes cidades portuguesas

Postby Tiago Briote » 30 Jan 2010, 05:31

danielcs wrote:
Tiago wrote:Arrendámos agora um T3, com umas áreas fabulosas, varanda, condomínio fechado, lugar de garagem e mais uma arrecadação - cerca de 600 € + o valor do condomínio. Fica perto do edifício do Canal +, comparando com Lisboa, para um apartamento nas mesmas condições, não me parece nada caro....

Tomando o valor do cambio a 4 PLN (que tem sido superior) significa uma renda de 2400 PLN, o que para as condicoes e dimensao do apartamento nao me parece um valor nada exagerado*.

No entanto chega a ser praticamente o mesmo (ou mais do) que o rendimento mensal liquido de uma pessoa, e sim, em Varsovia. E estou a falar de pessoal com formacao superior...
Basta olhar para as medias salariais e ter em conta que, estatisticamente, as mulheres na Polonia ganham substancialmente menos que os homens (infelizmente), dai se pode ter uma aproximacao do rendimento disponivel por casal...

Este post nao e nenhuma verdade absoluta, apenas uma observacao...

* Parti do principio que falamos de um T3 portugues, um M4 polaco (a sala conta como quarto).

2400 zlotys e o mesmo ou mais que o salario de uma pessoa com habilitacoes superiores?
Ja pierogi, entao eu que nao tenho habilitacoes superiores e estava a pensar em ensinar ingles ou entao seguir carreira nos hoteis Marriott (empresa para a qual trabalho) estou feito.
Eu tinha esperanca de conseguir um salario de pelo menos 3000 zlotys por mes ja com os descontos feitos mas pelo que ouvi nao deve ser assim tao facil. :(
Tiago Briote
Já sei pronunciar "cześć"

Postby danielcs » 30 Jan 2010, 17:06

Tiago Briote wrote:
danielcs wrote:
Tiago wrote:Arrendámos agora um T3, com umas áreas fabulosas, varanda, condomínio fechado, lugar de garagem e mais uma arrecadação - cerca de 600 € + o valor do condomínio. Fica perto do edifício do Canal +, comparando com Lisboa, para um apartamento nas mesmas condições, não me parece nada caro....

Tomando o valor do cambio a 4 PLN (que tem sido superior) significa uma renda de 2400 PLN, o que para as condicoes e dimensao do apartamento nao me parece um valor nada exagerado*.

No entanto chega a ser praticamente o mesmo (ou mais do) que o rendimento mensal liquido de uma pessoa, e sim, em Varsovia. E estou a falar de pessoal com formacao superior...
Basta olhar para as medias salariais e ter em conta que, estatisticamente, as mulheres na Polonia ganham substancialmente menos que os homens (infelizmente), dai se pode ter uma aproximacao do rendimento disponivel por casal...

Este post nao e nenhuma verdade absoluta, apenas uma observacao...

* Parti do principio que falamos de um T3 portugues, um M4 polaco (a sala conta como quarto).

2400 zlotys e o mesmo ou mais que o salario de uma pessoa com habilitacoes superiores?
Ja pierogi, entao eu que nao tenho habilitacoes superiores e estava a pensar em ensinar ingles ou entao seguir carreira nos hoteis Marriott (empresa para a qual trabalho) estou feito.
Eu tinha esperanca de conseguir um salario de pelo menos 3000 zlotys por mes ja com os descontos feitos mas pelo que ouvi nao deve ser assim tao facil. :(

Tiago, nao desanimes!!!
Nao tomes o que escrevi à letra!!! Foi apenas baseado em estatísticas, e essas envolvem vários tipos de funcoes e formacoes.

No teu caso já tens trabalho assegurado para uma empresa, que creio é multinacional, nao deve ser assim tao difícil alcancar esse objectivo.
Mas se comecasses a trabalhar numa loja em Varsóvia, creio que seria um salário de luxo, mas é apenas a minha opiniao/observacao...
Sapere aude!
danielcs
Sto Lat!

Postby Tiago Briote » 30 Jan 2010, 19:09

Em Fevereiro do ano passado fui a Varsovia e fui ao Marriott, disseram-me que o pessoal das reservas tinham um salario de 1600 zlotys por mes o que me desanimou logo.
Pensei na alternativa de ensinar Ingles em Varsovia mas nao tenho curso superior entao nao sei se consigo arranjar trabalho facilmente e/ou com um bom salario.
Vou continuar a fazer pesquisa e tentar ter uma ideia do que posso fazer, e que mudar-me para um pais que mal conheco sem conhecimento do mercado de trabalho e ainda por cima quando tenho um salario bastante bom onde trabalho e um pouco complicado. Mas enfim, ao menos a minha namorada fica feliz e os meus olhos e nao so tambem. :)
Tiago Briote
Já sei pronunciar "cześć"

Previous

Return to Warszawa