Wrocław

Se habita fora das regiões acima mencionadas, ou tem conhecimento de algum evento algures na Polónia que vala a pena ver, pode sempre colocar aqui a sua mensagem.

Re: Wrocław

Postby galfarragem » 01 Feb 2010, 16:57

Não sei porquê mas a comunidade portuguesa em Wroclaw quase não existe.

A seguir a Cracóvia, Wroclaw é a minha cidade favorita na polonia e merecia ser muito mais conhecida.
Desde final de 2008 que estou por aqui e poucos tugas conheci. Sei que costuma haver por aqui erasmus tugas mas nao conheci nenhum ainda. Ja não sou erasmus e já nao vivo sozinho :) o que me leva a andar um pouco fora dessa vida. Mas erasmus uma vez, erasmus para sempre.. :)

Algum tuga que ande para aqui escondido :) que diga qq coisa para irmos beber um (ou mais..) duze piwo
galfarragem
Turista habitual

Postby fmonteiro » 03 Feb 2010, 10:52

impossível :)

eu estive ai desde Fevereiro 2009 até Julho... estavam lá portugueses que dava para um mega-torneio de futebol 11 :D
talvez seja muito mais fácil encontrar-los na vida nocturna hehehe de dia devem andar pelo dormitório a ressacar ;)
lembro-me de uma festa de anos de um português aí em wroclaw, no restaurante Braziliana... em que o restaurante estava praticamente cheio de portugueses hehe já os Trams á noite mais pareciam os autocarros da Queima no Porto :)
fmonteiro
Turista habitual

Postby duarteperalta » 03 Feb 2010, 16:07

Ja alguem referiu num outro topico que o pessoal de Erasmus de Wroclaw costuma andar por dois sitios: Grawitacja e No Name.
O grande problema (e talvez a explicacao porque e que os erasmus Tugas nao conhecem os residentes e vice-versa) e que esses dois bares sao tipicos estudantis (e portanto algo "fora" do gosto do resto do pessoal) e nao propriamente no centro (principalmente o Grawitacja, que so fica mesmo perto das residencias).
Acho que outra parte do problema, que me foi apresentada por alguns dos estudantes de Erasmus de Wroclaw e que a maioria sao da Politechnika, que tem as residencias em Biskupin, loooooooonge de tudo :) (pronto, exagerei um bocadinho, mas ir tos T's para o centro nao sao propriamente 5 minutos)

Pq e q o pessoal Erasmus se fica por bares Erasmus? Nao percebo pq e q n se chegam mais ao centro e experimentam os bares todos do Rynek e arredores. Ninguem por exemplo falou aqui no 7 Kotow, Manana (se e que ainda e assim que se chama), Kalambur, P1 (tb ele estudantil), Czeski Film, Literatka, Daytona (que embora seja um autentico antro, e o unico conhecido por nome por entre os Brits), para nao falar nos bares todos da Pasaz Niepolda, depois os da Wlodkowica (a serio, ninguem dos Tugas vai ao Mleczarnia?!)

Wroclaw nao e so Erasmus :) Ha toda uma cidade por descobrir :D
duarteperalta
Turista curioso

Postby fmonteiro » 03 Feb 2010, 23:33

hehe eu referi esses dois locais porque quando estive ai o ano passado em Erasmus, eram os locais em que era relativamente fácil encontrar portugueses, eu até nem gostava do No Name... mas dou-te razão quando dizes que esta cidade tem muito para-se descobrir para o pessoal em erasmus, muita vezes ia até a Wyspa Slodowa em tempos de calor relaxar e beber um cervejinha, o Czeski Film é porreiro principalmente no Inverno porque quando está calor é demasiado fechado, as discos em que o pessoal que estava comigo dava preferência era o Bezsennosc, Za Szyba, Kamfora, P1, Manana, Daytona :D e outros que já nem me recordo...

a melhor maneira e a mais rápida de se ir a Biskupin era apanhar o autocarro E (Expresso), tinha mesmo poucas paragens e muito mais rápido relativamente ao Tram, muitas vezes adormecia no Tram quando regressava da noite para o dormitório e acabava sempre na ultima paragem de Biskupin :)
fmonteiro
Turista habitual

Postby galfarragem » 04 Feb 2010, 11:07

Pois, Biskupin, acho que só la fui uma vez.. Eu moro perto da Plac Legionów (perto do centro) e ir para um bar em Biskupin, é quase como morar perto do Bairro Alto e ir para um bar na Pontinha ou em Benfica.. :D

Os sitios por onde acabo mais por ir são o Czeski Film (gosto da cerveja lá mas quando está cheio (quase sempre..) é muita abafado), Bezsennosc, o meu favorito (especialmente enquanto não tinha namorada.. :)), Pracoffnia (conheço a manager que fala português, tenho amigos que já lá trabalharam, tem uma esplanada porreira durante o verão, por isso acaba por ser um dos bares onde vou mais), a Mleczarnia, um calminho que tem uma decoração tipo judeu perto da Mleczarnia que não me lembra o nome agora, o PRL também é porreiro, gosto da cerveja no Spitz mas ainda não me consegui habituar aquela gordura que eles metem no pão e dão com a cerveja :).

No centro o que não faltam são bares, gosto de ir variando e não ir sempre aos mesmos sítios. Grunwaldzki conheço pouco uma vez que não fiz erasmus aqui e como disse acabo por não ter grandes razões para ir lá.
Last edited by galfarragem on 04 Feb 2010, 11:34, edited 3 times in total.
galfarragem
Turista habitual

Postby duarteperalta » 04 Feb 2010, 11:13

Calma, em Biskupin sao os dormitorios :)
O Grawitacja fica "um pouco mais perto", perto do Kredek e o Olowka, os dois arranha ceus perto da Plac Grundwaldzki (ou sera que ja lhe mudaram o nome para Rondo Reagan-a ?)

Se moras na Plac Legionow, o mais perto sera mesmo o Mleczarnia ... e toda a pasaz Niepolda ... O Bezsennosc, embora tenha tido melhores dias, continua a ser dos meus sitios preferidos (mas ja la nao vou ha uns dois anos, quando estive em Wroclaw a ultima vez com "tempo" para andar na borga). Podes tambem tentar encontrar o ChillOut e o Graciarnia, na Kazimierza Wielkiego. Por onde e que costumas andar?
duarteperalta
Turista curioso

Postby galfarragem » 04 Feb 2010, 15:37

à bocado estava a editar o meu post acima e ja te respondi :)
galfarragem
Turista habitual

Postby fmonteiro » 04 Feb 2010, 23:50

trocaste os nomes :P Kredka e Olowek hehe

o Grawitacja, o Alibi... ficam 5 minutos a pé de Pasaz Grunwaldzki, normalmente as pessoas que costumam estar lá são os estudantes desses dois dormitórios e o dos T`s porque ficam muito perto.

o meu favorito talvez fosse o Bezsennosc, mas vezes era impossível lá entrar porque aquilo estava a pinha... segundo me disseram agora aquilo aumentou porque a disco ao lado "Droga do mekki" faz parte agora do bezsennosc. o Spiz foi onde bebi a minha primeira cerveja em terras Polacas :D tb estranhei essa gordura no pao hehe ai que nostalgia...
fmonteiro
Turista habitual

Postby SnakeGriffin » 12 Feb 2010, 23:57

Boas malta!

Decidi registar-me ca no forum pois sou mais um que se vai aventurar na polonia em erasmus, mais concretamente em Wroclaw :mrgreen: é a primeira vez que a minha faculdade (faculdade de medicina de lisboa) tem parceria com a faculdade de wroclaw, portanto eu e o meu colega seremos uma especie de pioneiros :)

Gostaria de obter algum feedback de alguem que ja tenha estado na cidade, pois como seremos os primeiros, nao temos ninguem que nos possa falar da sua aventura nesta cidade em concreto. Como está em termos de custos de vida relativamente a portugal? Outra coisa, acham que vale a pena dedicar agora o segundo semestre de cá a ver se aprendemos alguma coisa de polaco para desenrascar por la, ou ingles basta? Outra coisa, esta um bocado mais "estranha", consideram o povo polaco racista? É que o amigo com quem vou é de cor, e como na polonia nao devem haver muitos, ate podiam ser racistas... (alias, acho que nos ca em portugal mesmo tendo muita gente de cor continuamos a ser um bocado pró racistas...)

E agora mais uma informaçao, em termos de festa, que tal? Sim, afinal de contas tambem é uma parte importante da experiencia erasmus... Tive a oportunidade de falar com um polaco que teve cá em erasmus em lisboa neste primeiro semestre e ele falou-me muito bem de wroclaw em termos de sair á noite e afins, era uma das melhores da polonia... Bem por agora acho que é so, tambem isto ja vai um bocado extenso... Obrigado desde ja a todos pela ajuda ;)
SnakeGriffin
Turista ocasional

Postby geraldogeraldes » 13 Feb 2010, 03:27

SnakeGriffin wrote:Boas malta!
Outra coisa, acham que vale a pena dedicar agora o segundo semestre de cá a ver se aprendemos alguma coisa de polaco para desenrascar por la, ou ingles basta? Outra coisa, esta um bocado mais "estranha", consideram o povo polaco racista? É que o amigo com quem vou é de cor, e como na polonia nao devem haver muitos, ate podiam ser racistas... (alias, acho que nos ca em portugal mesmo tendo muita gente de cor continuamos a ser um bocado pró racistas...)
)

Vale sempre a pena tentar aprender a lingua. O ideal é tentarem o contacto com algum erasmus polaco em portugal que queira fazer aulas tandem. Aprender o básico, dos básicos, 5meses, estudando talvez 2/3h por dia.
Quanto ao racismo, bom, há demasiada malta de cabeça rapada e nacionalista. Sei de casos de tugas que não nem pretos, nem indianos, que tiveram problemas só pelo facto de serem estrangeiros. É basicamente uma questão de evitar sítios e situações onde já se está a ver que pode dar molhada. Curiosamente, foi em Wroclaw onde mais vezes tive de inverter o sentido de marcha ou não entrar em certos bares por não gostar da malta que via. Mas verdade seja dita, e com a excepção (mas nem muito) de Varsóvia, a verdade é que a Polónia é muito homogénea em termos raciais, pelo que os olhares de lado existirão bem mais do que em Portugal
geraldogeraldes
Orzeł Biały

PreviousNext

Return to O resto da Polónia (Inne regiony Polski)